top of page

Qual é a cara da sua segunda-feira?


Já passam das 23h de domingo e muita gente nessa hora começa a se angustiar. Parece que passa um filme na sua cabeça e pior, na temática terror. A angústia é tão intensa em algumas pessoas que chegam a sentir medo de enfartar. Tudo porque amanhã começa mais uma semana de trabalho. Há quem nem consiga aproveitar o tempo com família e amigos durante o fim de semana, sofrendo antecipadamente porque sabe que logo a segunda-feira chegará. Já fica lembrando ou imaginando os filhos dizendo que você não tem tempo para eles, a esposa dizendo que vocês precisam sair mais, que você precisa dar um tempo de qualidade para toda família, cuidar da saúde, fora os pensamentos de como você tem sido cobrado no trabalho.


Coincidência ou não, hoje assisti uma palestra de Andrew Sillitoe (britânico, psicólogo de negócios) no TED. Um dos comentários dele me chamou a atenção: 20% das pessoas que morrem de enfarte nos domingos, morrem justamente por angústia diante da semana de trabalho. Isso é sério e real! Já pensou quantas pessoas você conhece que, de repente, tem um enfarto ou uma crise nervosa, enfim, um problema de saúde sério em função do stress e são obrigadas a mudar, sem planejamento algum, sua vida totalmente? Eu mesmo já senti o pavor de morrer por stress, não ver meu filho crescer, não dar o suporte para minha família, ou mesmo não conseguir suportar o trabalho e perder o emprego em meio a crise que o país enfrenta.


Como evitar isso? Te digo que tem como! Se você se identifica com este problema, vamos conversar sobre a solução. Porque tem jeito sim! Existe luz no fim deste túnel!


A dica é se organizar para isso, ou seja, saber onde quer chegar e não fazer com que fatalidades definam seu destino. Você é o protagonista da sua vida e tem a incrível oportunidade de fazer dela uma aventura e não um drama. Eu me baseio em outro vídeo que assisti há algum tempo, foi criado por Danail Obreschkow. Já havia feito um outro post sobre ele. Para você entender o contexto, ele queria ajudar alunos a entender a dimensão do Cosmos, sem usar equações nem conceitos complexos. Fez isso demonstrando o macro e o micro universo pelo nosso ponto de vista. O vídeo começa no rosto sorridente de uma menina, a câmera vai se afastando dela, se distanciando da Terra até o extremo conhecido do universo (macro). Volta, entra por um dos olhos da menina e vai até o menor componente conhecido (micro). Retornando, por fim, até o seu sorriso. Você já parou para pensar que sua vida possui estas mesmas perspectivas? É você quem escolhe se quer:


• Explorar o universo lá fora, ou seja, opções diferentes da que vive hoje, outro ramo de negócios, outro emprego, outras pessoas com quem se relacionar...


• Ou se deseja ir a fundo no universo exatamente onde você está, quero dizer, redescobrir o seu trabalho atual, corrigir o que te incomoda (pode ser somente uma pessoa ou situação a ser trabalhada), crescer nele....


Estes seus macro e micro universo podem se revelar opções incríveis e, principalmente, a solução de sua angústia! Pare agora para avaliar sua vida neste aspecto.


Para quem quiser assistir, vou deixar abaixo os links dos vídeos. Vale a pena assistir este do Macro e Micro universo com esta nova perspectiva.


Macro e Micro Universo:

TED – Andrew Sillitoe (em inglês)

Gostou do artigo? Copie o link ou use os botões abaixo e compartilhe na sua rede social preferida. Se preferir, marque as pessoas com quem você se importa ou mesmo envie pelo WhatsApp. Vamos espalhar o bem!

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page