top of page

Preciso mudar de emprego?


Na semana passada postei um vídeo sobre o tema “Você se sente reconhecido no trabalho?” (se não assistiu ainda minha dica é: pare agora e assista clicando aqui). Depois dele algumas pessoas têm comentado comigo sobre uma dúvida cruel diante de dificuldades no trabalho, falta de reconhecimento ou, simplesmente, pelo trabalho atual já não satisfazer mais. Mas problemas no trabalho atual não querem dizer, necessariamente, mudar de emprego. Antes de pensar em mudar é muito importante entender o que está te incomodando. Pense comigo: e se o problema estiver com você e não com o trabalho? Me recordo de uma frase engraçada, mas muito real, atribuída ao Tiritica: “Muitas vezes tentei fugir de mim, mas aonde eu ia, eu tava!”. Se o problema estiver com você, não tem jeito! Você vai levar o problema para onde quer que vá! O único jeito é resolver!


Já atendi alguns clientes com estes sentimentos e juntos descobrimos que o problema era uma pessoa (relacionamento) ou um processo da empresa. Desta forma foi possível trabalhar como lidar com essa pessoa ou processo, evitando o desgaste e os riscos de uma mudança de empresa. E, mesmo nos casos onde realmente cabia uma transição, foi possível, ao menos, minimizar esse desgaste até que a mudança se concretizasse.


Eu sei que nem sempre queremos nos aprofundar na avaliação do que nos incomoda, pois não é agradável. Mas você precisa ter clareza e coragem de avaliar para não se arrepender depois. É preciso ter uma postura de responsabilidade, coragem e planejamento. E, talvez, a solução seja mais simples e rápida do que você imagina!


Mas como saber se você deve ficar ou deve sair?


Lembro que no ano passado eu já havia falado desta questão fazendo uso de um vídeo criado por Danail Obreschkow, astrofísico e professor no International Centre for Radio Astronomy Research (ICRAR), na University of Western Australia (UWA). Ele queria ajudar alunos a entender a dimensão do Cosmos, sem usar equações nem conceitos complexos. Fez isso demonstrando o macro e o micro universo pelo nosso ponto de vista. Fica comigo que você já vai entender como isso vai te ajudar! O vídeo começa no rosto sorridente de uma menina, vai até o extremo conhecido do universo (macro). Volta, entra em um dos olhos da menina e vai até o menor componente conhecido (micro). Retornando, por fim, até o seu sorriso. Minha sugestão: assista o vídeo (abaixo) antes de continuar. Vale a pena!


Você já parou para pensar que sua vida possui esta mesma perspectiva?


Lembre-se que é você quem escolhe se quer explorar o universo lá fora (opções diferentes da que vive hoje, outro ramo de negócios, outro emprego, outra forma de se relacionar com as pessoas...) ou ir a fundo no universo exatamente onde você está (seu trabalho, sua vida, melhoria no relacionamento conjugal...). Estes macro e o micro universos podem se revelar um incrível mistério a ser desvendado e uma imensa aventura a ser vivida.


A escolha é sua! Você é o protagonista da sua vida, mas é primordial que faça dela uma história de paixão, realização e transformação! Desafie-se a fazer mais, a fazer melhor! Muitos consideram a vida entediante, achando que a grama do vizinho é mais verde. Todos nós temos a oportunidade de tornar a nossa vida menos estressante e mais apaixonante quando agimos, quando saímos da comodidade, quando nos desafiamos a fazer mais, a ir além. Que tal começar agora? Macro ou Micro universo? Qual universo da sua vida você quer explorar? Sendo um processo bem conduzido, assim como no vídeo, ele vai iniciar em um sorriso (de esperança, oportunidade e renovação) e chegar ao seu objetivo com um sorriso de vitória, satisfação, realização e paixão! É hora de agir!


E se quiser conferir um exercício simples, mas que não deve ser subestimado porque pode te ajudar a ter clareza para onde ir, assista o vídeo abaixo que fiz na ocasião, tem menos de 2 minutos. E no final eu sugiro este exercício que, como eu disse, é simples e rápido. Então, por que não fazer?


Te desejo sucesso! E se quiser falar mais sobre o assunto, basta comentar ou pode me enviar uma mensagem!


Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page