top of page

Exercícios, satisfação e produtividade


Há algum tempo eu escrevi um artigo falando de como pausas no seu trabalho geram mais produtividade. Agora quero falar de outra matemática confusa, ou seja, outra prática que, à primeira vista parece tomar seu precioso tempo, mas que pode te dar muito mais, inclusive tempo de vida, exercícios físicos. Se ao ouvir essa expressão você já sentiu preguiça e vontade de navegar em outra página, se liga: Pode ser mais um indício do quanto você precisa ler esse artigo até o fim! 😉


Novamente chamo a sua atenção para a pergunta: não é melhor trabalhar menos tempo e fazer muito mais? Pois então, exercícios físicos lhe trazem esse benefício e muitos outros. Não deixe para se preocupar com sua saúde quando ela já estiver cambaleando; manter é muito melhor que tentar consertar. E quando falamos de exercícios físicos, estamos falando de manter a saúde com prazer. Ou seja, fazendo algo que você goste de fazer. Opções não faltam!


Pesquisas pelo mundo todo, inclusive no Brasil, comprovam e que são grandes motivadores para fazer você começar a escolher agora. Eu separei para você 7 das melhores:


1 – Mais vida!


Esse todo mundo diz que já sabe. Então minha questão é, por que mesmo sendo tão importante, ainda assim não se exercitam? Falo da redução de doenças cardiovasculares. Todo mundo já perdeu alguém por esse tipo de problema e, obviamente, ninguém quer ser o próximo. Então, vamos tomar uma atitude concreta nesse sentido!



2 – Redução de faltas.


Não importa se você é empreendedor, empregador ou empregado. Você precisa trabalhar e, se destacar depende muito disso. Exercícios físicos vão reduzir problemas comuns como LER (lesão por esforço repetitivo) e outras lesões referentes ao trabalho. E mais, reduz o desconforto muscular comum a quem tem um perfil sedentário, te deixando mais à vontade e focado no trabalho.



3 – Melhora a memória!


Vários estudos comprovam a ligação entre exercícios físicos e a memória. Alguns, por exemplo, chegam a indicar o uso de áudios (podcasts, etc.) durante os exercícios para fixar informações como o aprendizado de novas línguas.



4 – Concentração, criatividade e raciocínio.


Estes benefícios, tão necessários para uma boa produtividade, são muito mais estimulados quando você pratica exercícios físicos, assim como acontece com a memória, conforme mencionei no item anterior.



5 – Autoconfiança e autoestima.


Tanto a produção de dopamina e serotonina, quanto os resultados concretos (mesmo os mais modestos) são importantíssimos para gerar autoconfiança e autoestima, que por sua vez, são responsáveis pela melhora da sua performance no trabalho e na vida como um todo. Exercitar-se em uma academia ou praticar esportes vai lhe oferecer um novo olhar para si mesmo e a certeza de que você pode fazer mais, pode se superar!



6 – Motivação e disposição.


Este é um benefício ligado aos anteriormente mencionados e a outros fatores resultantes dos exercícios físicos. Você sabe que terá uma vida mais longa e melhor, menos dores, ganho de memória, raciocínio, criatividade, concentração, confiança, consequentemente, estará com muito mais motivação e disposição para a vida. E o legal é que tudo isso gera em você um ciclo virtuoso.



7 – Consistência.


Essa é bem interessante e uma das melhores na minha opinião. Dificilmente você verá um atleta, que ama seu esporte, se alimentando mal. Quero dizer, sentado diante da TV o dia todo e comendo batata frita! Nosso cérebro tem por padrão gerar consistência entre nossas atitudes. Ao ingressar em uma academia ou a praticar um esporte, sentimos a vontade de “combinar” nossas atitudes com esse novo momento e fazemos isso com tamanha motivação que já não se apresenta como um fardo, uma tortura. É isso que expandirá os seus ganhos com a decisão de exercitar-se a níveis que você nem imagina!


Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que trabalharam muito para ter um patrimônio e depois perderam o patrimônio para tentar recuperar a saúde. Quero lhe dizer que você pode trabalhar e conquistar seu patrimônio, mas se puder fazer isso tendo o prazer de praticar um exercício físico de seu agrado e preservando (ou até melhorando) sua saúde, por que não fazer assim?


Musculação, natação, surf, zumba, ciclismo, artes marciais, caminhada, corrida, hipismo... Enfim, há uma infinidade de opções. Escolha a sua, consulte seu médico, procure profissionais que orientem você (treinadores, nutricionistas, etc.) e comece agora uma vida melhor e mais produtiva!



Te desejo sucesso!

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page