Sem respostas e sem saída?


Todo mundo tem questões a resolver, perguntas para responder, decisões para tomar e, quanto mais importante e maior o impacto na vida, mais difícil é chegar na resposta.


Um assunto importante em aberto é sinônimo de ansiedade e irritação. Consequentemente, você reduz a clareza na solução, impacta outras áreas de vida, reduz sua produtividade e aproveita menos a vida.


Uma das maiores dificuldades consiste em focar na questão de forma racional e direcionada, evitando os “achismos” que nos levam a generalizar e nos perdermos nos pensamentos.


Acredite, você tem como achar a resposta! Talvez só precise de uma mãozinha! E eu quero entregar a você uma sequência simples que pode te ajudar a achar as respostas que procura!


Meus clientes, muitas vezes, encontrarem essa resposta com passos simples, que você também pode seguir. Primeiramente, entenda que foco é essencial e muita gente esquece disso.


Topa resolver esse problema do foco agora?


Siga a leitura se sua resposta for “sim”.


Nós passamos 90 minutos assistindo um jogo, 120 minutos assistindo um filme e sabe-se lá quantos minutos em redes sociais, mas não paramos 30 minutos para resolver questões importantes de nossas vidas. Ficamos tentando fazer isso enquanto nos envolvemos com outras coisas e assim não funciona!


Então, separe um local e horário onde apenas você (sem distrações) estará, totalmente disponível para resolver essa situação. Faça isso agora! Quero dizer, defina agora o local e a hora em que você vai responder essas questões, solucionando o que tem te desgastado.


Não tenha medo de falhar, o real arrependimento está em não fazer!

Após definir quando fará, crie o devido lembrete para não esquecer do que você se comprometeu a fazer. É um compromisso com você, com sua vida!

Nesse local e hora definidos, com papel e caneta na mão, você vai escrever perguntas e respostas! É a hora em que você começa a concretizar a solução de suas questões.


São 7 passos:


1 – Defina sua pergunta!


Você busca uma resposta, ok! Mas sabe escrever qual é exatamente a pergunta? Lembra do seu professor na escola dizendo que entender a pergunta é 50% da resposta? Isso significa que não dá para definir como chegar a um lugar se você não sabe que lugar é esse. Então, dê um passo atrás e, antes de buscar uma resposta, defina a pergunta. Para isso, comece com 3 perguntas mais simples:

  • O que eu quero?

  • Onde quero chegar?

  • Por que eu quero isso?

Saber essas respostas é crucial para ter sucesso nas perguntas mais complexas que estão te atormentando, como por exemplo:

Como farei isso?



2 – O que eu quero no lugar do que me incomoda hoje?


Ou seja, qual o melhor cenário que você consegue imaginar e que gostaria de viver no lugar do que está tirando seu sono? Simples assim! É só escrever o que você quer, sem se limitar.



3 – Quais as formas possíveis de você chegar nesse ponto?


Esse é um momento de brainstorm, ou seja, não fique pensando demais. Liste todas as ideias que você tiver, sem julgamentos, sem se preocupar se são possíveis ou não. Mas precisam ser ações, não são estados ou desejos. Ou seja, liste atitudes que te levarão onde você quer. Essa é uma etapa do processo que te ajuda a direcionar seus pensamentos, fora da bagunça de outras preocupações da vida. Nesse momento, seu foco deve ser como chegar no objetivo que você definiu.



4 – Das formas que você listou acima, qual a melhor para você?


Responder a essa pergunta vai te ajudar a avaliar a viabilidade e as possibilidades das ideias que o brainstorm anterior te ofereceu.



5 – Qual o seu próximo passo?


Agora que definiu a melhor forma, o que você pode fazer para concretizá-la? Perceba que, neste momento, você já teve uma pequena (ou quem sabe grande) vitória. Você está com mais clareza de como chegar onde quer, começa e enxergar uma possibilidade que não via antes. Siga da mesma forma, com um passo de cada vez, definindo uma atitude que possa ser realizada nos próximos dias e que vai te levar a cumprir sua meta principal.



6 – Defina quando realizará essa tarefa!


As ideias são um dos passos, outro passo consiste em concretiza-las! Então, defina o dia e a hora que vai realizar o que se comprometeu a fazer. Utilize um lembrete, seja no celular, agenda do Google, bilhete na geladeira, ou qualquer outra forma que não te deixe perder a oportunidade de seguir com o planejado.



7 – Repita os passos 5 e 6 até que tenha alcançado o que deseja!


Esse loop te ajudará a dar os passos, um de cada vez, em direção ao seu objetivo. Você não chegará lá com um grande salto, mas chegará caminhando!


Siga esses 7 passos a partir da proposta inicial de separar um local propício para você focar na resolução e na estratégia. Não pule etapas! Meia receita não faz um bom bolo! E #FaçaAcontecer!


Te desejo sucesso!

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags

A busca do seu objetivo te transforma!

© Copyright 2020  Leandro Passos | Coach - Todos os direitos reservados