top of page

O que um Coach Oncológico faz



Quem é diagnosticado com câncer tem uma mudança radical na vida e na forma como a enxerga. Em um primeiro momento, diante do impacto do diagnóstico, é aconselhável que tenha a ajuda de um psicólogo. Mas, durante e após o tratamento, terá o desafio (e a oportunidade) de fazer o que na verdade todos nós precisamos, ou seja, mudar seus hábitos para um estilo de vida mais saudável. Esse desafio não é algo fácil para ninguém; e a pessoa que luta contra o câncer encontra ainda outros obstáculos por conta dos efeitos do tratamento, que incluem fadiga, ganho de peso, depressão e complicações no sono.


Em estudos com sobreviventes de câncer, feitos nos Estados Unidos, os pesquisadores observaram que menos de um quarto dos participantes fazia exercícios físicos regulares, mais de 18% estava obeso e 34% com sobrepeso. Apenas 5% possuía comportamentos saudáveis, incluindo consumo de frutas e vegetais, atividade física regular e abandonaram completamente o cigarro.


Muitas pessoas se entregam à doença. O impacto do diagnóstico reduz sua autoestima, a autoconfiança e a faz acreditar que não conseguirá vencer essa batalha. Com o avanço da medicina, o número de sobreviventes é cada vez maior, mas é preciso que a mente esteja preparada para fazer o que deve ser feito e para ter qualidade de vida enquanto passa pelo tratamento.


O coach oncológico auxilia a pessoa a perceber o impacto desses novos hábitos em sua saúde e bem-estar, independentemente da área. Ajudando a pessoa a seguir as recomendações dadas pelos médicos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais envolvidos no tratamento, incluindo atividades físicas. Dessa forma, a pessoa que já sabe “o que” fazer, recebe o apoio para descobrir “como” fazer.


O coach vai trabalhar de acordo com o momento do paciente. Ele pode estar em meio ao tratamento, sofrendo seus efeitos. Ou já ter finalizado, ciente das chances de reincidência, o que reforça adquirir novos hábitos. Também devemos observar sua realidade pessoal, ou seja, sua postura diante do momento, força de vontade, mindset, relacionamentos, motivação, carreira profissional (sim, felizmente o índice de sobreviventes é cada vez maior, portanto, mesmo focando na saúde, é preciso trabalhar as demais áreas para que não sejam desnecessariamente abaladas e ele possa seguir com sua vida). De forma semelhante, a família e pessoas próximas, também devem ser auxiliadas, pois possuem suas próprias dificuldades, sofrem junto e são um suporte importante para quem está doente.


Desde que descobre o câncer, a pessoa se assusta com algo que ela não conhece e que ameaça sua vida. Passa então a pesquisar tanto sobre a doença, quanto os hábitos alimentares e outras informações que ajudam no combate. É comum que tanta pesquisa a deixe com muita informação desorganizada, confusa, ansiosa, já não sabe o que perguntar ao médico, além de tomar boa parte do tempo para suas tarefas. Gerenciar o tempo é uma dificuldade comum nos dias atuais, diante do tratamento e a realidade deste diagnóstico, o tempo se torna algo ainda mais valioso. Por isso, a gestão de tempo e de tarefas é outra área onde o coach atuará.


E não podemos esquecer a qualidade de vida. É possível aproveitar esse momento para ganhar qualidade de vida, acredite! Tempo de qualidade com quem se ama, ter novas experiências, rever valores, aproveitar o tempo e escrever uma nova história na sua vida, da qual você vai se orgulhar.



Leandro Passos

Coach Oncológico

“Posso ajudar você nesse momento”


Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page