Como ser capaz de vencer essa luta

August 27, 2018

 

A cada consulta, a cada novo profissional envolvido no tratamento, novos desafios surgem diante de quem foi diagnosticado com câncer. São tantos, que começa a parecer difícil demais dar conta.  Ouvir os relatos de quem já passou por isso pode fazer você se questionar se é capaz de travar e vencer essa luta.

 

Nessa hora, é bom lembrar da história de homens e mulheres que viram diante deles desafios enormes (escalar uma montanha, competir em um triatlo, sobreviver em um ambiente hostil), aparentemente impossíveis de transpor, dado seu conhecimento e condicionamento, mas compreenderam que com a devida preparação (estudo, treinamento,...) conseguiriam sobrepor tais desafios. Pessoas comuns que superaram grandes obstáculos porque entenderam que era preciso preparar a mente e o corpo para tanto.

 

Em uma guerra existem alguns fatores que são determinantes, ou ao menos, de grande peso. A história chama nossa atenção para três: informação, tecnologia e treinamento.

 

Sobre a informação, tratamos no artigo “pesquisando sobre o câncer”. É importante conhecer seu oponente para entender melhor como lutar. De modo que você já não se assuste com a força dele, mas respeite; e foque no tratamento para combate-lo. Acredite, você é capaz de superar qualquer desafio!

 

A tecnologia, no caso do câncer, está relacionada ao avanço da sociedade, aos investimentos em pesquisas e aos novos profissionais, cada vez mais qualificados; conhece-la é trabalho dos profissionais multidisciplinares que atendem você, mas você também pode pesquisar sobre esse assunto.

 

Agora, faço o convite de nos aprofundarmos um pouco sobre o terceiro ponto, o treinamento, que desenvolve habilidades. Ele é um complemento dos dois primeiros, está ligado à ação que você toma diante do que descobre.

Para cada campo de batalha, diferentes habilidades são necessárias e não é diferente na luta contra o câncer. O coach oncológico ajuda você a identificar quais são as habilidades mais importantes neste momento - seja você uma pessoa diagnosticada com câncer, um familiar, um amigo próximo, um cuidador, enfim, alguém que vive essa realidade de perto - e a criar um plano de ação para desenvolve-las.

 

Com tantas coisas na cabeça o medo de não ser capaz de enfrentar ou não saber lidar com o desafio fica ainda maior. E o grande perigo do medo é que ele paralisa você. Esse é o momento de organizar os pensamentos, entender que é uma caminhada e como tal, é formada de passos. Um passo de cada vez, analisando o que será necessário para que ele seja dado.

 

É comum nos basearmos em experiências anteriores para tentar prever se conseguiremos superar o que vem pela frente. Nesse processo, muitos lembram do que conquistaram, mas esquecem que foi necessário desenvolver competências, habilidades. Agora, para vencer essa luta, você precisa aprender a identificar as novas competências necessárias e como desenvolve-las. É hora de compreender o presente e criar o futuro que você deseja. Escreva sua história!

 

#BoraTransformarVidas

#tamojunto

#CoachOncologico

#LeandroPassosCoachOncológico

#VamosEspalharoBem

 

Leandro Passos

Coach Oncológico

“Posso ajudar você nesse momento”

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts

Em tempos de incerteza liderança faz toda diferença! (parte 1)

March 31, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

October 29, 2019

October 1, 2019

September 17, 2019

Please reload

Arquivo