top of page

Faça sua mente trabalhar a seu favor


A sua mente pode trabalhar a seu favor ou contra você! E a boa notícia é que tem como você tomar as rédeas desse processo e determinar como será, não deixando acontecer ao acaso.


Você pode assistir ao vídeo abaixo e/ou continuar sua leitura após ele!

Continuando...


Mesmo que sua educação, cultura familiar, experiências de vida ou o que quaisquer outros motivos, não tenham levado você a desenvolver a inteligência emocional necessária para fazer com que sua mente trabalhe a seu favor, você conseguirá se utilizar as técnicas certas.


Lembre-se que isso é uma parceria entre você e sua mente; e a ideia de uma boa parceria é que um trabalhe a favor do outro.


Bem, você já sabe que a sua mente precisa trabalhar a seu favor, talvez já soubesse antes mesmo de começar a ler este artigo. Mas cuidado, porque senso comum não é, necessariamente, prática comum!


E a contra partida? Você também precisa trabalhar em favor da sua mente. Se a maioria das pessoas não está atenta à primeira parte, que diremos então dessa segunda?


É muito importante que você observe esses dois lados para que esse ciclo aconteça e se perpetue! É o que faz com que a parceria seja boa para ambos. Caso contrário há um desequilíbrio, o clima ruim se instala e a parceria tende a não continuar. E, definitivamente, você não quer que isso aconteça na sua parceria com a sua mente!


Nem sempre nossos pensamentos são bons para nós e há uma regra importante de ser observada:


Pensamentos repetidos geram sentimentos. Esses sentimentos, uma vez estabelecidos e instalados na mente, geram novos pensamentos congruentes com eles. Isso gera um ciclo!


Esse ciclo pode ser vicioso se os pensamentos e sentimentos são ruins, críticos. Por exemplo, se você tem, constantemente, pensamentos do tipo: “eu falo que vou fazer, mas não executo”, “desisto facilmente”, “sou uma pessoa enrolada”, “estou sempre sobrecarregado”... Esses pensamentos geram sentimentos como angústia, incapacidade e desânimo. E esses sentimentos gerarão mais pensamentos congruentes com eles, que os retroalimentam. Está estabelecido o ciclo vicioso!


É preciso quebrar esse ciclo para substituí-lo por um ciclo virtuoso. Um ciclo de bons pensamentos e sentimentos!


Está na hora de você ajudar sua mente nessa parceria!


Nos meus treinamentos coletivos e, principalmente, individuais, eu utilizo ferramentas e técnicas para reconhecer essa auto sabotagem. Para que a pessoa perceba o que está acontecendo e explico como ela muda esse padrão, criando um novo ciclo. Hoje quero trazer uma técnica simples, que ajudará você a começar a mudar esse comportamento e ter mais resultados.


Recentemente eu fiz uma pesquisa e achei encontrei três universidades diferentes, na Noruega, EUA e Alemanha, com estudos que apontavam para a mesma conclusão:


“O bom humor influencia diretamente na produtividade, solução de problemas e qualidade de vida”


Isso é muito legal, porque atesta algo que, no fundo, sabemos, mas não estamos presentes para isso!


Pense e responda:


Em qual momento você soluciona um problema mais rápido e com melhor qualidade?

Quando você está de bom humor ou quando está de mau humor?


Fácil de responder, não? Basta lembrar de quando você esqueceu onde deixou as chaves do carro e procurou com tranquilidade e bom humor; e comparar com outras ocasiões onde procurou estressado e irritado. O mau humor dificulta a solução do problema, muitas vezes até agrava a situação problemática!


Quando estamos de bom humor, nossa mente consegue, mais facilmente, fazer conexões, ser criativa, fazemos com “boa vontade” o que precisamos fazer. Consequentemente, fazemos com mais excelência, satisfação e melhores resultados. Melhorando sua produtividade, gestão de tempo, solução de problemas e uma lista de outras vantagens!


Gostou? Qual o seu próximo passo para melhorar o seu humor, para estar mais presente para essa vantagem de uma pessoa bem humorada, mesmo diantes das adversidades? Lembre-se: está em suas mãos!


Você encontra mais sobre esse assunto em minhas redes sociais, meu blog e meu PodCast TimeCast!



Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page