top of page

Recomeçar no mercado


Na minha idade? Não vai dar tempo!

Quero ter sucesso, mas não tenho mais idade!

As empresas não contratam a partir de certa idade!

Empreender é para jovens!


Já ouviu alguém falar algo desse tipo? Você mesmo já disse algo assim?


Então fica aqui comigo porque vamos tratar de um assunto muito importante hoje!


Como de costume, você pode assistir ao vídeo abaixo (que está bem mais completo) ou continuar sua leitura logo após ele!


Continuando...

Temos uma tendência à auto sabotagem!

Há algumas semanas eu falei de como superar a procrastinação através de técnicas para vencer o medo. Essas mesmas técnicas são válidas também para evitar essa auto sabotagem que comento aqui. Você pode conferir mais no meu blog ou no #timecast (o meu podcast) .


Quando jovens dizemos que não conseguimos melhores oportunidades porque não temos experiência. E, quando maduros, dizemos que não conseguimos porque já não somos jovens.


Fica fácil ver que tem algo de errado nessas afirmativas! Afinal, alguém tem que conseguir. As empresas estão contratando, novos empreendedores e profissionais estão surgindo!


Jovens ou maduros, há pessoas que ESTÃO conquistando o que desejam porque ESTÃO dando os passos certos.

Jovens ou maduros, há pessoas que NÃO conquistando o que desejam porque NÃO persistem ou deixaram algum detalhe passar.


Nos últimos tempos houve um alvoroço sobre mudanças na idade para aposentadoria. Quero apenas comentar alguns fatos a nível mundial, ou seja, fatos que independem da política no Brasil.


No mundo inteiro, com o avanço da medicina e melhores condições de vida, estamos vivendo mais. Isso é muito bom!


Mas esse fato também está impactando na previdência e em gastos de saúde por todo o planeta. Por isso a pressão para adiar a idade para a aposentadoria.


Agora, há outra consequência, que demorou um pouco, mas a ficha está caindo para várias empresas:


As pessoas estão se tornando produtivas por mais tempo.

E não é qualquer pessoa, estamos falando de pessoas experientes!


Em um momento em que parte dos jovens tem dificuldade com disciplina, responsabilidade e outras questões neste sentido, ter alguém que já compreende a importância da dedicação há muito tempo, faz diferença.


E essa realidade não se limita a quem já trabalha há bastante tempo na mesma atividade. O mercado também está se abrindo para pessoas maduras que resolveram realizar uma transição de carreira.


Se você não assistiu ainda, eu indico o filme “Um senhor estagiário”, que traz uma visão muito legal dessa realidade!


No início de agosto o programa Bom dia Brasil exibiu uma reportagem sobre estagiários com mais de 30 anos que estão sendo valorizados, pois as empresas estão percebendo que estes têm mais disciplina, facilidade em situações de crise, para lidar com o público e outras vantagens. Você pode terminar a leitura e depois assistir à reportagem nesse link.


Talvez você não tenha ainda muitos anos pela frente para construir uma longa carreira, mas você já tem muita expertise e estamos em um momento ímpar da humanidade, onde tudo muda muito rápido. Ou seja, você não vai levar o mesmo tempo que levou inicialmente para construir uma carreira ou negócio, porque você tem experiência de vida.


Mas, cuidado. Também não é tão rápido! Estamos envoltos na cultura do imediatismo e nem tudo é Netflix, onde não preciso aguardar a semana seguinte para assistir o próximo episódio da série. Algumas coisas levam tempo!


Essas realidades nos ensinam que ainda há tempo para recomeçar, mas também que o recomeço não é imediato, exige dedicação, ação, estratégia e paciência!


E, em tudo isso, não estou falando somente de carreiras profissionais. Exemplos de empreendedores mais maduros são ainda mais numerosos:


  • Stan Lee (Marvel) criou sua primeira história em quadrinhos aos 39 anos, quando lançou O Quarteto Fantástico.


  • Henry Ford apresentou seu 1o modelo quando tinha 45 anos.


  • Ray Croc fundou o McDonalds aos 52 anos.


  • Coronel Sanders fundou o KFC aos 62 anos.


  • Ana Maria Braga começou na TV com 43 anos.


  • O chinês Wang Deshun, aos 79, desfilou em uma passarela pela primeira vez. Considere que, aos 49 ele chegou a ser mendigo em Pequim, havia perdido tudo. Agora, aos 80 anos, tem um espetáculo teatral único no mundo e diz que ainda tem muitos sonhos que quer viver. Após terminar sua leitura aqui, você pode assistir um depoimento dele nesse link.


E não falo somente de famosos, há muitos anônimos para entrar nessa lista.


Por volta dos 40 anos é comum que a pessoa esteja um pouco mais estabilizada financeiramente e se pergunte o que realmente gostaria de fazer na vida. Muitos, mesmo não estabilizados, se fazem a mesma pergunta.


E tem gente aproveitando uma demissão, ou a nova era de informação para se fazer esse questionamento.


Um cliente meu, que após o nosso processo, conseguiu um emprego na Europa, estava sendo entrevistado. Achei o máximo quando a repórter perguntou para ele o segredo do seu sucesso e ele respondeu que se trata de não focar no dinheiro, mas fazer o que ama e envolver as pessoas certas. De fato, algo que sempre comento com meus clientes é que, se você faz o que ama, você tem muito mais vontade em fazer, consequentemente, fará muito melhor e colherá melhores frutos no seu trabalho.


Outro cliente estava desempregado há 1 ano e meio, não conseguia voltar para o mesmo mercado. Diante da demissão e atividade provisória que ele estava exercendo, perguntei se não seria a hora de aproveitar e descobrir o que realmente faria seus olhos brilharem. Em menos de 15 dias ele conseguiu determinar com o que gostaria de trabalhar, gerenciou bem seu tempo e tarefas e, menos de 2 meses depois, já está em um processo seletivo para a nova área de atuação. Dois meses buscando o que ama renderam mais que 1 ano e meio tentando voltar para o que não era o seu sonho!


Pode acreditar:


A única pessoa que pode impedir você de se realizar o que sonha e ter sucesso é você mesmo!


Agora, qual será o seu próximo passo? Construa o futuro que você deseja!


Comece a mudar sua mentalidade para conquistar mais, conheça o Portal TRANSFORME em AÇÃO!



Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page