Como tirar projetos do papel
Quem vem acompanhando meus artigos e vídeos durante este período de isolamento social, viu que falei de como podemos aproveitar o momento para nos desenvolvermos, termos mais qualidade de vida e voltarmos bem preparados.
Isso fez muita gente ter novos projetos, o que é muito bom!
Agora, como tirar do papel?
Você pode assistir o vídeo abaixo (mais completo) ou continuar sua leitura após ele.
Ler um livro, fazer cursos, aprender novas línguas, instrumentos musicais, empreender um novo negócio e por aí vai.
Mas muitos também acabam caindo em um novo problema.:
Como tirar esses projetos do papel?
Eu também tive muitas ideias nestas semanas. E chega a dar uma angústia, querendo fazer tudo. Mas, sem organização, não fazemos absolutamente nada.
Acredite, um dos bandidos dessa situação continua sendo a rotina. Porque o seu dia já tinha uma rotina e agora surgiu um monte de carinhas, um monte de ideias novas exigindo espaço.
Vamos a alguns passos que ajudarão você a tirar seus projetos do papel.
PASSO 1 - Organize seus projetos por ordem de prioridade!
Sem dúvida, essa é a primeira coisa a fazer. Você precisa avaliar, com base em seus interesses e necessidades, a prioridade destas novas ideias.
PASSO 2 - Compare (na ordem que definiu no passo 1).
Uma de cada vez, verifique se essa nova ideia tem mais prioridade que o que você já está fazendo atualmente.
Se tiver, anote separadamente o nome dela!
A hora que você chegar em um projeto que não tem mais prioridade do que o que faz atualmente, nem precisa continuar comparando os demais, uma vez que você organizou por prioridade, todos a partir deste tem menor prioridade que ele, certo?
O que fazer com estes que sobraram?
Defina uma data e anote na sua agenda estes projetos, com seus detalhes (vincule um arquivo do Google Doc se necessário), para você poder reavaliar mais adiante.
Eu, pessoalmente, utilizo a agenda do Google onde anexo as informações dos projetos.
No meu curso sobre Organização de Arquivos no Computador, eu ensino como ter uma estrutura de pastas para documentar e organizar seus projetos
Se você fez o curso pode, como eu, colocar na agenda um atalho para a pasta do projeto no Google Drive.
Você também pode digitar na caixa de detalhes da agenda, ou anexar um arquivo (pdf, word, etc.)
PASSO 3 - Escolha, no máximo, 2 novos projetos.
Se puder pegar um por vez melhor ainda.
Quanto mais projetos tiver, provavelmente, mais fragmentada sua dedicação e energia estarão.
Assim você conseguirá realizar o próximo passo com mais facilidade.
PASSO 4 - Defina um tempo na sua semana para cada projeto.
Por exemplo, se definiu 1 projeto novo apenas, pegue sua agenda e escolha os dias e horários da semana em que vai trabalhar nele com o máximo de fidelidade que puder. 1h por dia ou 2h em 2x por semana, o que estiver de acordo com sua realidade e desejo de concretizar seu sonho.
PASSO 5 - Seja fiel, mas também flexível, sobretudo quando estiver muito motivado.
Ou seja, se esforce para ter fidelidade à agenda que você mesmo definiu no passo 4.
Crie lembretes que ajudarão você a realizar.
Tenha um lugar para fazer anotações quando tiver insights sobre o projeto em um horário que não é o dele.
Essas atitudes reduzem a ansiedade e resguardam seus insights para você não perdê-los.
E, se tiver uma vontade louca de trabalhar no projeto fora do horário dele, tudo bem. Mas defina quando fará o que deveria estar fazendo naquele horário, já que fugiu da agenda.
O mesmo vale caso não consiga trabalhar no horário que estava programado para o novo projeto.
Esses 5 passos ajudarão você a ter ações efetivas nos novos projetos, sem prejudicar sua rotina atual. E, consequentemente, construir o que deseja!
E agora? Qual será o SEU próximo PASSO?
Trabalhe sua mente, seus hábitos e relacionamentos para construir o futuro que você deseja.
Para ajudar você eu criei alguns treinamentos que você pode conferir clicando aqui.