top of page

Você usa ou é usado pelo celular


Essa vale para você e para pessoas da sua equipe que tem “se perdido” no uso do celular. Talvez você já tenha se perguntado se usa o celular da forma certa ou se está exagerando. Como olhamos ao redor e a maioria das pessoas está com o celular na mão, achamos que isso é normal. Em uma pesquisa feita nos EUA, no início deste ano, apontou que o celular e as mensagens como os que mais atrapalham a produtividade nas empresas. Ou seja, fazer o que a maioria faz, não significa adotar o melhor comportamento! Uma frase óbvia, mas que nosso cérebro ignora com frequência, como desculpa para nosso comportamento. Gestão de tempo e produtividade começam quando observamos essas armadilhas.

Em 2001 eu comecei a assistir uma série pela TV indicada por amigos. Em pouco tempo comecei a perceber que, quando um episódio acabava, eu ficava ansioso pelo próximo. Como foi ficando mais sério, decidi parar de assistir. Você já deve ter se assustado com pessoas que seguem novelas e não fazem mais nada porque é hora da novela. Também é fácil lembrar da febre do Candy Crush e do Pokemon Go.

Da mesma forma que a indústria de alimentos explora nossa fome, desejo por açúcar, sal e gordura, a indústria da tecnologia explora nossa necessidade por aprovação social, reciprocidade, comparação e busca por novidades. Provavelmente você não tem tempo suficiente para fazer tudo o que precisa no seu negócio, mas anda trabalhando – e de graça – para as redes sociais. Gerando conteúdo e tornando as redes sociais mais atrativas para o seu círculo de amizades. O Facebook não precisa pagar alguém para gerar textos e imagens, somo nós que fazemos isso para ele.

Pare de trabalhar para os outros, de graça;

e comece a trabalhar para você.

Vamos a uma forma prática, começando pelo seu celular. Afinal, ele está sempre com você. Pode ser uma presença constante que auxilia ou que atrapalha:

I - Faça uma limpeza nos seus aplicativos. Confira cada aplicativo e pergunte-se: esse aplicativo vai fazer minha vida melhor? Gosto desta pergunta porque sua vida não é somente sua profissão, é algo muito maior! Se a resposta for sim, ele fica! E apague tudo o que não torna sua vida melhor, todo “besteirol”. Você ainda vai economizar bateria (por conta das notificações) e espaço de armazenamento.

II - Ao realizar o passo anterior, talvez você se pergunte: e o que faço durante uma viagem ou aguardando no consultório médico? Aí vem o segundo passo: substitua o que não te ajuda por aplicativos de podcasts, livros, ferramentas de produtividade, diretamente relacionados ao seu trabalho (ou não), que seja algo que vai tornar sua vida melhor, vai te levar para frente!

III - Limpe a tela inicial do seu aparelho! Remova as distrações que vão te fazer conferir conteúdos na hora errada. Ou seja, esconda tudo o que possa roubar sua produtividade.

IV – Você pode criar pastas na tela principal, divididas em três grupos:

1 - Ferramentas: específicos de produtividade, calendários, lista de tarefas, Google Maps, Uber, bloco de notas, etc.)

2 - Inspiração: representam objetivos que você deseja alcançar, como por exemplo Duolingo, que te ajuda a aprender uma nova língua. Pode ser ainda algum aplicativo que se refira à nova carreira que você busca, etc.

3 - Demais aplicativos: separe todo o demais, e-mail, Facebook, etc. Coloque em uma pasta separada ou, se puder, ponha em outra tela. Assim você não fica passando os olhos por “tentações”, nem precisa processar muita informação ao desbloquear a tela ou enquanto procura um aplicativo específico.

V - Desligue as notificações: elas ficam gritando para o seu cérebro o tempo todo. Você acaba se entregando sem uma correta avaliação se é o momento de ver aquilo. E, mesmo que não você nem toque no celular, elas acabam tirando seu foco. Há muitas pesquisas que comprovam que perdemos muito tempo quando desfocamos do que estamos fazendo, portanto, quanto menos distrações, melhor!

VI - Não utilize seu celular como despertador: celular ao lado da cama é motivo para ficarmos mexendo neles na hora de dormir, o que atrasa e reduz a qualidade do nosso sono. Consequentemente, no dia seguinte você não rende como poderia, levará muito mais tempo e esforço para fazer o que precisa. Sem contar que mexe com seu humor e com a qualidade do que você faz.

Faça a experiência e confira se, só de fazer a pergunta do 1º passo para cada aplicativo você já não vai estar bem mais presente para quanto tempo você pode ganhar.

Legal, não é? Mas só funciona se você agir! #FaçaAcontecer

Te desejo sucesso!

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page