top of page

Empreendedorismo e Independência Econômica


Hoje não escrevo “diretamente” sobre gestão de tempo, organização ou produtividade. Mas na véspera da comemoração da Independência do Brasil, quero falar da independência que os empreendedores oferecem ao Brasil todos os dias, sobretudo nos tempos atuais.

Em um tempo de crise como o que estamos vivendo, os empreendedores fazem imensa diferença. Grandes multinacionais já não apostam no Brasil, mas nós vivemos aqui, amamos nosso país e sonhamos e vê-lo transformado.

É nesse momento que a criatividade, pela qual somos conhecidos, deve ser utilizada e tem sido de fato, especialmente pelos empreendedores.

Quando você empreende, você cria sua realidade, gera empregos, aquece a economia e, ciente disto ou não, através de sua luta e sucesso motiva outras pessoas a fazerem diferença.

Quando viajei aos Estados Unidos, confirmei algo que já me chamava a atenção pelos filmes. As pessoas amam tanto o país que colocam bandeiras nas casas. Claro que há exceções, mas no geral, visam o crescimento da nação. Por isso tantos se alistam nas forças armadas em um país onde não há obrigatoriedade no serviço militar. São empreendedores, inventores e olha que não possuem a nossa criatividade.

Diante da crise que enfrentamos, é hora de parar de maldizer nosso país e começar a amá-lo com palavras e atitudes. Afinal, é aqui que vivemos. É onde educamos e criamos nossos filhos. Recordo que o comércio demorou muito a se desenvolver no bairro onde eu cresci porque, por um lado as pessoas optavam por comprar em grandes lojas no Centro da cidade e por outro muitos dos primeiros comerciantes queriam explorar a necessidade em função da distância de outros comércios ao invés de motivar a compra através de preço e de bom atendimento. Demorou, mas a cultura mudou e o bairro cresceu.

É hora de mudarmos a cultura no Brasil!

Que o “jeitinho brasileiro” perca totalmente a conotação negativa de malandragem e corrupção, que quebraram nosso amado Brasil, e tome posse de seu significado positivo, criativo e visionário dentro do empreendedorismo.

Faça sua parte como empreendedor ou como consumidor (e claro, por favor, como eleitor!). Eu também quero fazer a minha e tenho me alegrado em ajudar empreendedores – e tantos outros profissionais – a terem tempo para fazer o que precisa ser feito e desenvolver seu negócio, gerando empregos, aquecendo a economia e tendo a qualidade de vida que merecem. Faça sua parte! #FaçaAcontecer!

Quer ser mais produtivo e ter tempo para o que mais importa?

Te desejo sucesso!

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Localize por Tags
bottom of page